Acesse também

» Artigos

Amamentação

O que mais o bebê ganha mamando no peito?

•    Afeto e saúde.
•    O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho. Além disso, quando amamentado o bebê recebe proteção contra infecções, alergias e outras doenças.
•    Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. Mesmo que o bebê não sugue o peito à primeira hora, é importante o contato íntimo com  a mãe, pela pele logo após o nascimento. Esse contato mantém o bebê aquecido e fortalece os laços afetivos entre a mãe e o bebê.


          Dicas úteis para uma boa amamentação!

•    A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.
•    Evite bebidas alcoólicas, fumo e drogas.
•    A mãe que tiver excesso de leite pode doá-lo a um banco de leite humano e ajudar outros bebês.

Ao sugar o seio materno, a criança estabelece o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua. Considera que, durante a sucção no seio materno, os músculos envolvidos estão sendo adequadamente estimulados, aumentando o tônus e promovendo a postura correta para futuramente exercer a função de mastigação. Além desses aspectos, ressalta-se que o desenvolvimento motor oral reflete no desenvolvimento craniofacial, no crescimento ósseo e na dentição.

Apesar de muitos profissionais de saúde não confiarem na proteção contraceptiva da amamentação por um determinado período, pesquisas hoje certificam que aleitamento materno não é só um método anticoncepcional eficiente, como também efetivamente diminui a fertilidade da mulher. A Lactância Amenorreia como Método (LAM) foi desenvolvida para ajudar mulheres que desejam utilizar o aleitamento para espaçar gestações.

Alguns aspectos sobre o método LAM, para ter sua eficácia de 98%, devem ser considerados e orientados à mulher que amamenta: a mãe deve estar com menos de seis meses após o parto, ainda não tiver apresentado sangramento menstrual e amamentar exclusivamente, dia e noite, e sob demanda do bebê e o bebê mamar pelo menos oito vezes em 24h, sem intervalos muito longos entre as mamadas.

O método LAM funciona devido à sucção do bebê, que estimula as terminações nervosas do mamilo e da aréola, induzindo a produção de hormônios por meio da hipófise. Segundo, não se sabe ao certo quando a prolactina inicia e quando termina sua ação, mas sabe-se que ela:

•     atua na formação do corpo lúteo;
•     prepara a glândula mamária para a lactação;
•     exerce ação inibidora sobre o Hormônio Luteinizante (LH) e o Hormônio Folículo estimulante (FSH),
•     impede que ocorra a ovulação durante a gravidez e a amamentação e provoca a produção de leite após a expulsão da placenta, quando cessa a ação do estrogênio e da progesterona.
     
      Enfermeira Fernanda Bussolin de Freitas

Outras informações desta seção:
Site desenvolvido pela msmidia.com